Nossa História

A História

Antes da fundação do Sindicato, em 1992, a categoria organizava-se em associações estaduais: a Astten e a Unastten. Esse tipo de organização, na época, conseguia liberar um maior número de diretores para o trabalho sindical, mas pecava por não ser capaz de manter uma política unitária perante a Administração. Em 1996, a Unastten se dissolveu, apesar de manter pouquíssimos servidores vinculados às antigas Astten e estas participarem de sindicatos mais gerais. Nesse cenário, um grupo de servidores do Ministério da Fazenda, Técnicos do Tesouro Nacional, se mobilizaram diante da inconsistência das entidades que naquele momento representavam a categoria e, como a conjuntura política ao sindicalismo e a legislação já permitiam a organização de sindicatos dentro do serviço público, o grupo se articulou e deu início a um sonho que completou, em 2012, vinte anos de um árduo trabalho. Certamente o grupo que lutou por essa causa não imaginava que o resultado seria tão duradouro, devido à ofensiva neoliberal dos anos 80 e 90. Foram muitos tropeços, mas a cada tombo os representantes do Sindicato levantavam mais fortes, experientes e resolutos. Assim, teve início a organização sindical dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil.

A Fundação

No dia 9 de abril de 1992, em Belo Horizonte/MG, foi realizada a Assembleia Geral Nacional que deliberou sobre a criação do Sindtten, a aprovação do primeiro Estatuto da entidade, a eleição da diretoria provisória e a realização do I Congresso Brasileiro dos TTN, marcado para o mês de setembro do mesmo ano, em São Paulo/SP.

O Sindireceita

O Sindireceita é uma entidade civil organizada e mantida pelos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil ativos, aposentados e pensionistas. Como sindicato nacional, está organizado em todo o território brasileiro com o objetivo de lutar pelas reivindicações da categoria, colocando-se como um baluarte na defesa dos direitos individuais e coletivos dos seus filiados. O Sindicato é constituído por uma Diretoria Executiva Nacional (DEN), que atualmente conta com dezesseis membros, sendo que apenas dois diretores são liberados de ponto para trabalhar integralmente para a entidade, em Brasília/DF. Ao todo, congrega 82 Delegacias Sindicais (DS) com representação em todos os estados brasileiros, tendo muitas delas estruturas administrativas e sedes locais. Para cada delegacia sindical são eleitos um delegado sindical e mais quatro secretários, no mínimo. Além de todas essas unidades, o Sindicato também possui cinco Conselhos Estaduais de Delegacias Sindicais (CEDS), nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São órgãos deliberativos: o CNRE, a AGN e a AGNU. E consultivos: o CFN e o CET. No total, podemos afirmar que mais de 300 Analistas-Tributários trabalham em prol da categoria. Na sede nacional, em Brasília/DF, além da coordenação da estrutura orgânica, a entidade possui uma moderna organização operacional que está preparada para representar, reivindicar e defender os interesses dos filiados e promover a valorização do profissional Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. O Sindireceita também luta nas frentes de trabalho pela valorização do serviço público, em especial das carreiras envolvidas com a Administração Tributária, como caminho para o Brasil alcançar a justiça fiscal e social.